Pular para o conteúdo principal

Uma boa reflexão.

Cada um faz sua história. Cada um gosta de um tipo de história. Com relação a história ser humanista, é relativo, depende da ótica, do entendimento de cada um. Em cada história, cada um encontra seu prazer, suas desilusões, seus sofrimentos. Cada um tem gosto por um gênero histórico.
Considerar a história interessante é comum, não se emprega esse adjetivo em outras situações, estamos sempre com a história em nosso redor, vivemos sempre a história, ela, esta no passado de uma cidade, de um pais, nas placas das ruas, nos monumentos que são históricos, sempre tem uma história, a história de uma família da memória de um povo.
O povo indiano tem uma história, o povo europeu também tem a sua, nos das Américas temos a nossa. Até mesmos os silviculas e os povos tribais tem a sua historia.
Ninguém consegue apagar sua história, construímos nossa história quando nascemos, crescemos e envelhecemos e não conseguimos desfazer e muito menos esquecer e ignorar nossa história. Nem mesmo quando mudamos de identidade, de pais, não conseguimos esquecer nossa história, não conseguimos apaga-la.
Na vida, no mundo tudo é história, tudo se constrói com uma história, na antiguidade quando se guerreava para se conquistar terras, se construía uma história, quando os povos de uma região se tornavam independente construíam sua história. Nos dias atuais temos como exemplo prático de história quando se faz a emancipação de um município, como exemplo bem próximo nosso, tivemos a emancipação de Italva, Cardoso Moreira, para haver a emancipação uma população se mobilizou, mesmo contra ou a favor, com isso construíram uma história, a historia da emancipação do município.
Tudo tem sua história: A história da descoberta do fogo, a da música, a história da invenção do avião a da chegada da televisão no Brasil, a história de um casal que se apaixona e por ai vai.
A história da criação do mundo é uma história bastante complexa e discutível. A história de Jesus Cristo é outro que tem controvérsias, mas nem por isso deixa de ser história que tem várias vertentes, talvez a mais antiga. Podemos discutir se ele existiu ou não, podemos trazer provas a luz da discussão, mas não podemos deixar de reconhecer que é uma história. A história do homem que aconteceu a exatos 2009 anos. Mas existem outras história antes, e todas são histórias.
Uma das histórias mais importante é a história política dos povos. Não importa o tamanho de cada um na sua história, segundo Weber, não tem papel grande e nem papel de figurante, para a história, tudo e todos tem a sua importância na confecção de uma história.
Toda história tem um entendimento especificalizado, sendo pequena ou grande a história ou seu participante, ele se especifica e é isso que interesse para a história, a especificação.
O homem faz a sua história. Mas se entrelaça com a história da natureza, é aqui que a coisa se completa. Nesse momento o homem esta pagando um preço com relação a natureza, em função da história que ele fez. O desmatamento, a poluição, o desenvolvimento, tudo feito pelo homem para construir sua história, agora esta pagando um preço. A história do homem e da natureza, essa terá um final imprevisível.
Portanto, temos que entender: Todo fato relevante ou não é digno de uma história, quer na realidade ou na ficção.
A história não tem tempo, pode ser que um longo tempo conte uma história, mas um ato curto como um assassinato também conta uma história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita traz chuva.

Chegam hoje em Campos os deputados Fernando Gabeira e Índio da Costa, toda e qualquer visita e ajuda desde que seja construtiva e para somar é bem muito bem vinda, ainda que tenham outros interesses por traz, é importante que a cidade seja vista por outros olhos, nosso momento é critico e gravíssimo, voltou a chover forte na região e as preocupações são grandes não só com a chuva no momento, como depois da chuva também.

Soninha e Alair Ferreira

A foto é antiga e nela estão Soninha Ferreira e o seu pai o falecido deputado federal Alair Ferreira. Esta foto foi cedida por Soninha e vai fazer parte de um série de documentário que irão ao ar a partir de março no Canal 8 da ViaCabo, na Multtv. O deputado Alair, além de político foi um grande empreendedor nos seguimentos de comunicação, construção civil e comércio, tendo todos os seus empreendimentos centrados em Campos. Meus agradecimentos a Soninha, não só pelo depoimento, assim como por ter disponibilizado documentos e fotos de seu acervo. Impossível deixar de comentar a semelhança entre pai e filha.

Acidente

Acho que todos esperamos que os inimigos e adversários de Sérgio Cabral não tentem tirar proveito do momento difícil que o governador esta passando no campo da vida pessoal. Não é de bom tom... o mínimo que a população espera é bom senso... aviso ao navegantes... Até porque as coisas também não andam muito boas aqui na planície... No momento o melhor é cada um no seu quadrado...